Ramal SIP no Issabel
Ramal SIP no Issabel
Ramal SIP no Issabel é o que vou falar na postagem de hoje. Você vai aprender como é o procedimento para criar um Ramal SIP no Issabel.
Como pré requisito para criar um Ramal SIP no Issabel você obviamente já deverá estar com o servidor instalado.
O protocolo SIP é o padrão que o mercado de VOIP adotou. O SIP é um procotolo que foi construído baseado no http. Para se aprofundar mais sobre o protocolo SIP você pode acessar a página sobre o SIP na Wikipedia que fala sobre esse assunto.
Para criar o Ramal SIP no Issabel PBX você vai precisar saber como acessar a interface gráfica do Issabel, pelo navegador web de sua preferência, que pode ser o Google Chrome, Firefox ou outro.
Primeiramente você irá logar na interface gráfica com o usuário admin e a senha criada no momento da instalação da instalação do Issabel.
O caminho que você deve acessar para criar o ramal SIP é:
PBX - PBX Configuration - Extensions - Add an Extension.
Em Device selecione: Generic SIP Device
A imagem abaixo ilustra o procedimento a ser realizado.
São vários os parâmetros que podem ser configurados em um Ramal SIP no Issabel.
Você pode configurar o grupo no qual o ramal pertence (callgroup), o codec que será utilizado no ramal, a senha do ramal, o número do ramal, o correio de voz e vários outros parâmetros. Alguns desses parâmetros você vai aprender aqui nesta postagem de hoje.
Segue abaixo a descrição dos parâmetros e os seus respectivos exemplos:
Display Name: Nome do Usuário do ramal. É aqui que você coloca o nome do usuário do ramal esse nome vai aparecer no destino quando o usuário fazer uma chamada. Exemplo: Mauro
User Extension: número que será atribuído ao ramal. Exemplo: 2000
Asterisk Dial Options: TtWwr - nessa parte da configuração será definido os parâmetros que são representados por essas letras TtWwr que significam:
T - significa que o ramal que originou a ligação está habilitado para transferir a ligação para outro ramal.
t - significa que o ramal que recebeu a ligação está habilitado para transferir a chamada em curso para outro ramal.
w - significa que o ramal que originou a ligação pode gravar a chamada para isto basta digitar o código DTMF *1. Este código foi previamente definido no Feature Codes.
W - significa que o ramal que recebeu a chamada pode fazer a gravação da chamada atravéz do código *1.
r - essa letra significa que o ramal irá gerar um ring falso para casos em que a chamada, normalmente externa, demore para completar e o usuário que fez a ligação irá ouvir um ring de chamada é um recurso que serve para que o usuário pense que a chamada já está em andamento.
secret: senha que você deve criar ou usar a senha que o próprio Issabel já fornece que é uma senha bem segura já.
dtmfmode: RFC 2833 - esse parâmetro será usado quando precisar digitar algum número é o modo de transmissão dos dígitos. Exemplo: quando digita um número de algum documento.
protocolo: SIP
callgroup: deve colocar o grupo no qual o ramal pertence. Exemplo: 1
pickupgroup: grupo no qual o ramal irá conseguir capturar as chamadas. Exemplo: 1
port: 5060 - porta SIP utilizada pelo Issabel
qualify: yes - essa opção habilita que o seja monitorado pelo Issabel isso quer dizer que ele fica se registrando de tempos tempos e informa no menu operator panel se o ramal está on line ou off line.
qualifyfreq: define o tempo que o ramal irá enviar ao Issabel a informação de que está on line. Exemplo 60 quer dizer que o ramal de 60 em 60 segundos irá informar ao Issabel que está on line.
O ramal que será criado e configurado no Issabel, terá quatro dígitos.
Definição de Codec
Para falar sobre codec terá que ser uma postagem a parte falando somente sobre codec. Aqui abaixo vou falar somente o básico e mostrar como configurar o codec no Issabel.
A definição de codec é basicamente a codificação e decodificação da voz humana em bits para poder ser transmitida pela rede de dados.
São vários os tipos de codecs existentes cada um com suas características próprias onde variam de tamanho e qualidade da voz nas chamadas telefônicas.
Os codecs mais conhecidos atualmente são o G729, G711 (alaw) e G711(ulaw). Esses codecs citados possuem uma boa qualidade de áudio.
Para configurar o codec no ramal siga os passos abaixo. Lembrando que essa não é uma configuração obrigatória pois o próprio sistema do Issabel já possui setado os codecs a nível global, ou seja, para todos os ramais.
disallow: all - essa opção desabilita todos os codecs que do ramal.
allow: essa opção habilita os codec que o ramal irá utilizar. Exemplo: g729&alaw&ulaw. Digitar os codecs e entre eles usar o "&".
Configuração do VoiceMail - Correio de voz
- Status você habilita Enabled
- Voicemail Password você cria uma senha. Exemplo: 1000
- Para acessar o VoiceMail você vai no ramal e digita *97 ou *98.
Gravação das Chamadas
- Inbound External Calls - Gravação das chamadas externas recebidas.
- Outbound External Calls - Gravação das chamadas externas realizadas
- Inbound Internal Calls - Gravação das chamadas internas recebidas
- Outbound Internal Calls - Gravação das chamadas internas realizadas
- On Demand Recording - Gravação sobre demanda se essa apção estiver Enable para gravar a chamada digite *1.
- Record Priority Police - Política de prioridade de gravação quando houver um conflito entre um que deseja gravar e outro não o maior dos dois determina a política. Em caso de empate fica valendo a política global de gravações.
Always - Sempre
Don't Care - Tanto faz
Never - Nunca
Comentários
Postar um comentário